terça-feira, 17 de setembro de 2013

Golpes de boxe muito conhecidos




 Embora pareça existir uma infinidade de maneiras de desferir um golpe, o arsenal de um boxeador moderno geralmente consiste em quatro golpes principais:


Jab: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda (no destro, a mão esquerda). Não é tão potente, mas é muito eficaz e rápido. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente, para medir a distancia, ou como preparatório para outro golpe (ou contra-golpe). o Jab é um soco rápido e de grande alcance que vai decidir seu destino no ringue. Vai ser o soco mais usado, e mesmo sendo um dos socos mais fracos, pode lhe ajudar a ganhar por pontos se não colocar o oponente a nocaute. Vários jabs podem eventualmente esgotar o oponente. Use este soco para medir o estilo de seu adversário. Se ele usar um contra-ataque, ele sabe técnicas de lidar com um jab que você têm que estudar antes de dar o nocaute. Erros custam caro no boxe. Pode ser disparado por qualquer um dos braços.
Para lançar um jab, arremesse seu punho esquerdo à frente numa linha reta, girando seu braço para dentro até que ele chegue à extensão máxima. Imediatamente recolha seu punho de volta para perto de seu queixo.
Sequência do Jab-

Defesa do Jab-



 Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda (quem é destro luta com a mão canhota a frente e vice e versa, logo o direto é dado com a mão que se têm mais força). É um golpe muito rápido e forte. Esse golpe é útil para minar a defesa do oponente ou quando os boxeadores são muito próximos, se acertar o adversário em cheio, é lona (nocaute). O poder vem de uma rotação dos ombros a 90º, enquanto que a posição do punho gira a 180º, trazendo o ombro dianteiro até à guarda junto ao queixo.



Para o direto de direita, comece com o seu punho direito quase tocando seu queixo, cotovelo perto das costelas. Conforme você explodir o braço à frente, reto, gire o lado direito de seu quadril à frente até que a perna direita fique reta, com a parte da frente do seu pé direito no chão. Lance o soco e volte à postura básica em um único movimento.


Cruzado (Cross) ou gancho: Golpe de curta distância, executado com um rápido movimento de braço da esquerda para a direita (ou vice-versa) em uma linha reta em direção ao rosto do oponente, mas também pode ser dado na linha de cintura (nas laterais da cintura) e é chamado de cruzado ao tronco. O boxeador gira seu peso e seu ombro direito para frente para acrescentar potência ao golpe. Tão potente quanto o Direto, pode se utilizado tanto na linha da cintura, como na lateral do rosto do adversário.

 Para o gancho de esquerda, impulsione seu cotovelo para cima de maneira que seu antebraço fique paralelo ao chão e então solte o soco, usando somente seu corpo. Gire o tronco, começando das pernas e indo até os ombros, colocando toda a força no gancho.

Defesa de cruzado-


Gancho (Hook): Golpe dado exclusivamente na linha de cintura de forma quase que frontal (com um pouco de inclinação de baixo para cima, pra gerar mais potência) e visa atingir o abdômen, estomago e plexo do adversário, ou seja, dado sempre na parte da frente do corpo, diferente do cruzado ao tronco que é dado na parte lateral. Esse golpe pode ser desferido com qualquer uma das mãos.


Uppercut: É uma versão mais curta do golpe Gancho executado de baixo para cima de forma de alavanca em direção ao queixo do oponente, ou à sua zona hepática; considerado muito perigoso e violento. É dado entre outra ocasiões quando o adversário esta de forma a usar o bloqueio frontal (com as luvas a frente da cabeça), pois nesse caso diretos e cruzados seriam pouco suficientes (visto que parariam na defesa). O poder no uppercut vem das pernas e anca. Este pode ser um golpe de poder devastador porque, mesmo que não encontre exatamente o queixo do adversário, tende a erguê-lo para cima, e deste modo proporciona um desequilíbrio momentâneo e aumenta simultaneamente a zona de conexão dos golpes.

Defesa de upper-



Swing : O golpe mais potente do boxe, porém dados somente em situações bem oportunas, pois deixa o boxeador completamente aberto para receber o que chamamos de "contra-ataque de encontro", O golpe é dado com a mão de trás (a mais forte) e é lançado de forma descendente (fazendo uma curva de cima pra baixo) visando atingir o queixo ou qualquer outra parte do rosto do adversário com toda a potência possível. Se entrar é nocaute. Ele é atribuído por muitos a lutadores de pouca técnica, o que é um engano, visto que muitos lutadores técnicos usam esse golpe. ou quando já estão muito cansados ou castigados durante uma luta (uma espécie de golpe tudo ou nada).

Você sabia que a Big Boxe pode auxiliá-lo nessa pratica ?
CURTA NOSSA FAN PAGE -




3 comentários: