quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Regras do Boxe



Ao longo dos tempos, o Boxe inglês foi lutado sob três tipos de regras: Regras de Broughton (1743), as Regras de Londres (introduzidas em 1838 e modificadas em 1853 e 1866) e as Regras de Queensberry (introduzidas em 1867 e que já sofreram várias alterações). Atualmente são disputados dois tipos de boxe: o amador e o profissional. O primeiro, que também é chamado de boxe olímpico, tem como principal preocupação a total integridade física de seus lutadores.

As regras variam entre o boxe amador e o boxe profissional, e mesmo entre as organizações de boxe profissionais. Antes de uma luta importante é feita uma reunião sobre regras, a partir da qual as regras particulares para a luta em questão são explicadas.

 No boxe profissional, vence quem consegue nocautear o adversário. No esporte amador, no entanto, ganha o pugilista que acertar o maior número de golpes perfeitos no adversário ou conseguir nocautear o oponente. Quando um boxeador nocauteia seu oponente, ele deve se retirar para um corner neutro, isto é, não um dos corners onde os treinadores dos boxeadores esperam para ajudá-los entre os assaltos.


Se o boxeador nocauteado consegue se levantar rapidamente, o árbitro se certifica de que ele está bem e é capaz de se defender, e a luta continua. Às vezes, as regras determinam uma contagem obrigatória até oito. Isto é, mesmo se o boxeador se levanta imediatamente, o árbitro o faz esperar até a contagem de oito para reiniciar a luta. Em alguns sistemas de regras, se um boxeador é nocauteado três vezes em uma luta, o resultado é um nocaute técnico (TKO). Isso geralmente é registrado como um KO no registro do boxeador vencedor. Um TKO também pode ocorrer quando o árbitro, ou um médico que fica ao lado do ringue, ou o treinador de um boxeador, ou o próprio boxeador, decide que está muito ferido para continuar a lutar. A própria comissão técnica de um lutador pode jogar a toalha dentro do ringue, que significa desistência.

 As lutas terminam: por Nocaute (quando um de pé até que o juiz conte até 10), por Nocaute Técnico (se mesmo de pé ou apoiado nas cordas for incapaz de proceguir lutando), ou se não retornar para o novo "round" por vitório ou empate de pontos.
Outra diferença é que os amadores usam um protetor de borracha na cabeça, dispensável no esporte profissional. Além disso, nas Olimpíadas e em Pan-Americanos, as luvas do boxeador possuem uma marca branca, a qual determina a parte da mão que deve ser utilizada para golpear os adversários.

As lutas têm entre quatro a doze rounds de três minutos cada, intercalados com 1 min de descanso. As lutas profissionais possuem, no máximo 12 assaltos (ou “rounds”) com 3 minutos cada. Porém, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor. Nas Olimpíadas, por exemplo, são 3 rounds de 3 minutos cada. As lutas amadoras têm somente três, quatro ou cinco assaltos e duram dois minutos. As divisões de juniores podem ter assaltos ainda mais curtos.

Após o número de "rounds" decidido pelos juizes, estipulam qual o lutador foi ou não dominado na maior parte da luta pelo adversário. Dando vitória para aquele que mais dominou. Esta decisão pode ser:

1) majority draw: decisão unânime: todos os três juízes indicaram o mesmo vencedor;
2) decisão da maioria: dois juízes escolheram um lutador e o terceiro juíz considerou a luta empatada;
3) decisão dividida: dois juízes escolheram um lutador e o terceiro juiz escolheu o outro lutador;
4) empate pela maioria: dois juízes consideraram a luta empatada e o terceiro achou um vencedor;

Para vencer uma luta de boxe, o boxeador deve golpear mais e melhor que seu adversário nos rounds estipulados. Cada luta profissional tem um grupo de cinco jurados.
São considerados faltas: golpear abaixo do cinturão, dar cabeçadas, socar o adversário com uma mão enquanto segura o mesmo com a outra, atacar o adversário caído ou golpeá-lo na nuca.

Você sabia que a Big Boxe pode auxilia-lo nossa prática ?
CURTA NOSSA FAN PAGE-

Nenhum comentário:

Postar um comentário