quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Glossário do MMA - Técnicas Guia para quem deseja entender mais sobre um dos esportes de maior popularidade no mundo.

O MMA está se popularizando cada vez mais. Juntando diversos estilos de lutas, as artes marciais mistas causam certa dificuldade de entendimento para quem está começando a acompanhar o esporte. Pensando nisso, o site do FOX Sports preparou um glossário para explicar as principais características. Confira a segunda parte:

Técnicas de nocaute

Trocação – Acontece quando a luta não vai para o chão. Normalmente é o que mais anima o público, como a famosa luta de Forest Griffin e Stephan Bonnar, na final do primeiro The Ultimate Fighter, que até hoje é comemorada como a que salvou o UFC da falência e rendeu aos envolvidos um contrato vitalício com a franquia. Confira a grande luta entre Griffin e Bonnar.

Soco limpo – Quando um lutador acerta em cheio o rosto do adversário, sem esbarrar na guarda ou ser defendido. Acompanhe Fedor Emilianenko vencendo Arlovski em um dos nocautes mais famosos do MMA.

Chute rodado – Quando o lutador gira sobre o próprio eixo com uma das pernas erguidas em direção ao corpo do adversário. Confira o grande nocaute de Edson Barboza.

Ground and pound – Ato de castigar o adversário com socos, marteladas e cotoveladas quando a luta estiver no chão. Técnica muito usada pelos Wrestlers, justamente por saberem como levar o confronto ao solo em posição privilegiada. Observe como o membro do Hall da Fama Mark Coleman, chamado de “o pai do ground and pound”, usa a técnica para finalizar suas lutas.

Técnicas de finalização

Kimura – Golpe aplicado pelo judoca Masahiko Kimura em Hélio Gracie na década de 30, em evento realizado no Maracanã para provar o Brazilian Jiu-Jitsu como arte superior. O movimento, se bem encaixado, força a articulação do ombro e do úmero, obrigando o adversário a desistir. Aprenda com a lenda Fedor Emilianenko.

Americana – Movimento parecido com o da Kimura, mas o encaixe é feito no cotovelo. Jon Jones venceu Victor Belfort com o golpe no UFC 152. Aprenda o movimento.

Guilhotina – A mão entra por baixo do queixo do adversário e a outra entra pela axila, juntando as duas. Em seguida, o lutador puxa o adversário para a guarda ou meia-guarda e dificulta qualquer tentativa de libertação do adversário. Cody McKenzie usou o golpe em 10 das suas 12 vitórias no UFC. Aprenda a encaixar o golpe com o brasileiro “Minotauro”.

Estrangulamento – Triângulo é quando o atleta posiciona o pescoço e o braço do oponente entre suas pernas e coloca sua panturrilha sobre a nuca do adversário e o pé da mesma perna sob o joelho da outra. Katagatame é um estrangulamento característico do judô e do jiu-jitsu. O lutador posiciona um braço por debaixo do pescoço do adversário e outro por fora do braço esticado do oponente. O estrangulamento mata-leão possui duas versões: o braço do lutador envolve o pescoço do oponente, o segurando com o bíceps do outro braço ou então usando a mão no lugar do no pescoço do oponente. Nas duas versões, o ataque acontece pelas costas do adversário.

Técnicas de chão

Montada – Posição de luta no solo em que um atleta senta sobre a barriga do outro. Perfeita para a aplicação do ground and pound.

Raspagem – Troca de posições. Acontece quando um lutador está com as costas no chão e o adversário sobre ele. Com a técnica da raspagem, as posições são invertidas.

Posição 100 quilos – Quando o adversário está com as costas no chão, mas o lutador não está nem na guarda nem montado. É um controle lateral, pois o lutador controla todo o lado do corpo do adversário, distribuindo seu peso pelo peito do oponente para deixá-lo sem reação. A técnica é ótima para se preparar para uma finalização. Veja esta chave de braço a partir dos 100 quilos.

Guarda – Quando o atleta mantém o adversário entre suas pernas ou tenta controlá-lo com elas.

Meia-guarda – O adversário que está no chão prende uma das pernas do lutador que está por cima entre suas pernas.

Outas técnicas

Single leg – Técnica de derrubada que consiste em atacar uma das pernas do oponente com as mãos, tentando empurrá-la ou trazê-la para perto do seu corpo a fim de levar a luta para o solo. Aprenda com as belas do “MMA Candy”.

Double leg – Outra técnica de derrubada que tem como objetivo dar continuidade ao combate no chão. No double leg, o atleta visa as duas pernas do adversário para tirar-lhe a base de apoio e dar início à luta no solo em vantagem. Confira.

Sprawl and brawl – Estilo híbrido que nasceu com as artes mistas. Lutadores como Chuck Liddel ou Mirko “CroCop” defendem-se de um single ou double leg jogando as pernas para trás e mantendo-se em pé graças ao apoio do tronco nas costas do adversário, em técnica conhecida como sprawl, e então apostam no brawl – a trocação.

Clinch – Técnica que no MMA tem três funções distintas. Pode ser usada para evitar golpes de longa distância agarrando o adversário, para se aproximar do oponente a fim de derrubá-lo ou, em ideia adaptada do Muay-Thai, controlar o rival com as mãos na nuca para desferir joelhadas e cotoveladas. Confira a técnica de Wanderley Silva.

(Texto de Brunno Carvalho e Fernando Notari)
Fonte : Fox Esportes.

Conheça mais sobre a Big Boxe e nossos produtos.
CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA FAN PAGE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário